01. A Grande Pirâmide de Quéops 

<Parte 1>

A Grande Pirâmide de Quéops

Localização: Planalto desértico da cidade egípcia de Gizé

Período de construção: Concluída durante o reinado do Rei Quéops (2589 a.C. – 2566 a.C.) no Egito Antigo.

Tamanho: Cada lado da base quadrada da pirâmide mede 233 metros. A base cobre uma área de 53.000 m², e o volume da pirâmide é de 2,5 milhões de metros cúbicos. A altura original era de 147 metros, mas foi reduzida para 137 metros após a quebra dos 10 metros do topo.

Materiais: Cerca de 2,3 milhões de blocos de pedra cortados das rochas próximas a Gizé e de calcário proveniente do Rio Nilo. Cada pedra pesa cerca de 2,5 toneladas. O peso total da pirâmide é de quase 6 milhões de toneladas.

Características:
 - Uma das Sete Maravilhas do Mundo.

 - Uma das três pirâmides de Gizé, junto com as Pirâmides de Quéfren e Miquerinos. Sendo a maior pirâmide do Egito, também é chamada de Grande Pirâmide.

1. História Interessante sobre Artefatos e Sítios Históricos

Pirâmide de Quéops e Esfinge

No Egito está localizada a Grande Pirâmide de Quéops, uma estrutura realmente impressionante. Sua base poderia abrigar dez campos de futebol, e sua altura equivale a um prédio de 45 andares. A construção exigiu o trabalho de mais de 100.000 operários e levou cerca de 20 anos para ser concluída.


A tradição das pirâmides começou com o rei Djoser, que criou a primeira pirâmide em degraus empilhando estruturas retangulares chamadas mastabas. Depois dele, os faraós egípcios continuaram construindo pirâmides por muitos séculos. Hoje, cerca de 80 pirâmides ainda permanecem de pé no Egito.


Os egípcios construíram esses enormes túmulos devido à sua forte crença na vida após a morte. Eles preservavam os corpos por meio da mumificação e criavam tumbas elaboradas para protegê-los eternamente. Perto da pirâmide de Quéops estão duas pirâmides menores, construídas para seu filho e seu neto. Nas proximidades, a Grande Esfinge — uma estátua com corpo de um leão e um rosto humano — tem guardado o local por mais de 4.500 anos.


💡 Você sabia? As pirâmides eram originalmente revestidas com calcário branco, o que fazia com que brilhassem intensamente sob a luz do sol!